Diversão

Homem passa meses construindo esfera de fósforos e depois coloca fogo nela

De vez em quando nos deparamos com uma ideia intrigante, mas que não sai do papel.

Não foi isso que aconteceu com Wallacemk.

Um dia, enquanto brincava com fósforos, teve uma ideia e resolveu coloca-la em prática.

Quase um ano depois, seu projeto – literalmente – incendiou a internet.

“Levei cerca de 10 meses e gastei mais ou menos 500 dólares”, Wallace disse sobre sua esfera gigante feita com 42 mil fósforos.

Juntar e colar os fósforos foi uma tarefa difícil, mas não impediu que o rapaz, depois desse tempo todo, fizesse o que todo mundo duvidava: ateou fogo na sua obra.

Role a página para acompanhar todo o processo.

fósforos

Wallace é de Nova York e levou quase um ano para completar seu projeto.

“Estava brincando com fósforos um dia e notei como as cabeças são um pouco maiores que os corpos.”

“Fiquei pensando o que aconteceria se eu começasse a colá-los e nunca mais parasse. Imaginei que formaria uma esfera, então resolvi descobrir se seria isso mesmo.”

“Conforme comecei o projeto, estava muito interessado em descobrir quantos fósforos eu precisaria. Comecei a comprar em caixas de 300 no mercado (certeza que pensaram que eu era louco) e precisava saber se estava prestes a quebrar o banco.”

fósforos

Comecei a modelar no software Rhino para ter uma ideia de como essa esfera de fósforo seria.”

“Usei o ângulo de 0,82 graus para me ajudar a encontrar a circunferência que os fósforos criariam de acordo com seu formato.

Segundo o programa, se todos os fósforos eram criados de forma igual (o que não são) então eu teria um círculo de 439 fósforos, que são 17.643 polegadas de diâmetro.

fósforos

Se a área de superfície da esfera pode ser encontrada com a equação 4πr2 e, uma vez que r=8.8215″, teríamos 977.405 polegadas quadradas.

Cada um de nossos fósforos ocupa cerca de 0.0156 polegada quadrada de uma superfície, então 977.405 polegadas quadradas/0.0156 polegadas quadradas é igual a 62.654 fósforos em um mundo perfeito.”

Acompanhou o raciocínio? :P

“Modelei a coisa, mas meu computador não conseguiu renderizá-la. Tive que cortar partes até que eu fiquei sem memória.

fósforos

Para a sua curiosidade, aqui está um quarto da esfera renderizada em realidade virtual.”

“Aí comecei a colar.

fósforos

A melhor forma de descrever esse processo é articular meu estado mental e emocional enquanto colava fósforos por horas a fio.

fósforos

Essa foto foi tirada em um estado de ânimo e otimismo. Minha teoria estava funcionando e a curvatura da esfera estava se formando!”

fósforos

“Essa foto marca a mudança da euforia para um estado forte de compreensão de quanto tempo, energia e fósforos iriam para a esfera.

Leia:  Ele teve uma ideia tão simples que é genial. O melhor é que vai ajudar milhões de crianças carentes.

O formato estava certo, mas estava levando muito tempo para colar uma simples camada de fósforos. Eu os estava adicionando em um círculo que estava crescendo cada vez mais, mas não na velocidade que eu queria.”

fósforos

“Logo percebi que alinhar os fósforos de modo que as cabeças ficavam na mesma direção me ajudava a colá-los mais rapidamente.

fósforos

Eu pegava 7 fósforos de uma vez e os colava com cola quente no globo.”

“A alegria de estar perto do meio deu lugar ao fato de que eu estava usando caixas de 300 palitos, os quais não eram suficientes para fazer uma camada simples do meio.

O meio foi deprimente.”

“Mas continuei! E foi crescendo! Parecia cada vez menos com uma esfera e cada vez mais do modo como uma criança desenhava uma esfera.

fósforos

Tive que me libertar da ideia de perfeição quando vi que não consegui manter um crescimento perfeito ao colar os fósforos.

Acho que poderia ter feito um template da curvatura e realmente caprichado, mas eu não ligava mais. Só queria termina-la.”

“Tão perto e tão longe. Começou a ficar difícil de colocar os fósforos no lugar e eu tive que alcançar dentro da curvatura.

Vale notar que eu estava fazendo tudo isso em uma loja de metais, então foi divertido tentar manter faíscas longe da esfera.

Um grande agradecimento aos meus chefes e colegas de trabalho que tiveram de me aguentar usando seus espaços.”

fósforos

“Amo essa foto e mostra o quão bacana a esfera vai ficando no final. Não ficou um globo perfeito, mas ficou ótimo de se ver.”

fósforos

“Guardei todas as caixas vazias para ter uma ideia de quantos fósforos usei no final.

fósforos

Terminei com 140 caixas de fósforos. Se tinham exatamente 300 fósforos em cada, o total foi de 42 mil fósforos no projeto.

fósforos

Bem fora da minha estimativa de 62.654 fósforos, mas muitos fatores contribuíram para isso:

  • Pode ser que não havia 300 fósforos em cada caixa.
  • Não ficou uma esfera perfeita.
  • Os fósforos têm tamanhos diferentes, etc.

Mesmo assim, 20 mil fósforos é uma margem grande de erro. Zero precisão.”

fósforos

“E, no final, isso o que saiu.

Os fósforos não têm o mesmo tom de verde. A energia aqui era bem palpável. Levei 10 meses para fazer essa coisa, tirando finais de semana e as noites. Valeu a pena.”

fósforos

A experiência mudou de foco: agora queria ver como essa coisa ficaria ao pegar fogo! Veja o vídeo. Se preferir, assista no YouTube.

Você já teve alguma ideia maluca? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: boredpanda.com