Supermercado cria hora especial para clientes autistas
Democracia

Hora do Silêncio: veja o que este supermercado fez para diminuir o stress de clientes autistas

Daquelas iniciativas que fazem a gente se encher de esperança sobre a humanidade.

Um supermercado da rede Asda em Manchester, no Reino Unido, teve uma atitude diferente para ajudar pessoas com autismo ou deficiência durante suas compras ao criar a “hora do silêncio”.

Consegue imaginar do que se trata essa iniciativa?

As escadas rolantes, a música e a TV são desligados para oferecer um momento de paz aos compradores com necessidades especiais.

Inclusive, eles recebem um mapa com imagens grandes em vez de palavras, para andarem com mais facilidade pelos corredores do supermercado.

“Você será capaz de ouvir um alfinete cair”

O gerente Simon Lea, de 39 anos, explicou ao Manchester Evening News que a ideia ocorreu depois de ver um garoto autista se contorcendo no chão, enquanto a mãe dele parecia esgotada.

“Este menino estava chutando e gritando. A mãe dele apenas parecia esgotada. Ela me disse que ele sofre de autismo e que ele estava tendo um colapso”, disse Simon, que é casado e tem dois filhos.

asda-3

O gerente acalmou o menino com uma distração e após o ocorrido, ele perguntou a um membro da equipe que tem uma criança com autismo e aos clientes com deficiência se poderia fazer alguma coisa por eles.

O resultado foi a “hora do silêncio”, inaugurada no dia 7 de maio de 2016, as 8 horas da manhã.

Esse é o plano, ele ressalta: “Você será capaz de ouvir um alfinete cair”.

Um lugar melhor para fazer compras

Simon disse que isso tudo é sobre realmente ajudar as pessoas: “Seis meses atrás eu teria dito ‘controle a sua criança’, embora eu tenha crianças. Mas conversar com as pessoas com autismo e com deficiência, me ajudou a pensar sobre como eu posso torná-lo um lugar melhor para fazer compras”.

asda-1

Ele já sofreu de ansiedade por muitos anos e por isso entende o quanto um supermercado cheio e barulhento pode ser incômodo para as pessoas: “Eu costumava absolutamente odiar ir à lojas cheias. Há tanta gente lá fora com problemas de saúde mental. Há muitas pessoas que não falam sobre isso.”

O gerente postou em seu perfil do Facebook que esta é uma ajuda necessária.

A “hora do silêncio” que funciona todo sábado de manhã, não é apenas para pessoas com autismo e deficiência, mas também para qualquer cliente que tenha algum acesso restritivo e queira uma loja silenciosa enquanto faz suas compras.

asda-2

Simon Lea com Karen Denninon, membro da equipe que tem um filho autista.

“Eu estou tentando criar uma experiência de compra menos estressante, mais silenciosa. Exemplo: sem música, sem anúncios, sem TVs ligadas, sem desordem ao redor da loja, sem escadas rolantes funcionando”

Essa iniciativa é importante, porque o supermercado tem muitos clientes com deficiência.

Fontes: manchestereveningnews.co.uk, pulptastic.com, manchestereveningnews.co.uk.

Gostou da iniciativa? Compartilhe com um amigo.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo