Já pensou se mudar de vida fosse apenas uma questão de dizer sim? Nessa cidade pode ser assim.
Democracia

Já pensou se mudar de vida fosse apenas uma questão de dizer sim? Nessa cidade pode ser assim.

Daquelas iniciativas que a gente adora compartilhar. <3

“Não dê esmolas, dê futuro”. “Não dê o peixe, ensine a pescar”.

Várias são as frases que desincentivam a prática de ajudar voluntariamente moradores de rua.

Pensando nisso, a prefeitura de Albuquerque, localizada no Novo México, desenvolveu um projeto para aqueles que moram nas ruas.

unnamed (15)

Dois dias por semana, um empregado de uma organização de serviços locais dirige uma van em torno da cidade e pergunta às pessoas sem-abrigo se elas querem ajudar em um trabalho.

“Se eles disserem que sim, eles são convidados a entrar na van. E já ganham almoço só pela resposta afirmativa”, afirma Will Cole, o motorista da van, ao Upworthy.

A ideia foi idealizada pelo prefeito da cidade, Richard Berry, que o viu na prática de Cole uma forma de ajudar, não punir, as pessoas em necessidade.

unnamed (13)

O programa, chamado There’s a Better Way, (em tradução livre “Há uma maneira melhor”), foi iniciado pela administração de Berry visando reinserir moradores de rua ao mercado de trabalho.

Aqueles que dizem “sim” para a oferta de emprego, trabalham turnos de cinco horas e recebem US$ 9 / hora.

unnamed (14)

“Queremos dar a dignidade do trabalho por um dia”, disse Berry. “A dignidade do trabalho de um dia para o pagamento de um dia é uma coisa muito boa. Ele ajuda as pessoas a se estabilizarem e ajuda na auto-confiança para buscarem uma vida mais digna”.

O trabalho inclui recolher lixo, arrrancar ervas-daninhas ou se envolver em outros projetos de embelezamento da cidade. De acordo com o prefeito Berry, em cada 12 pessoas abordadas, 10 dizem sim.

No final do dia, a van de Cole deixa os moradores no Centro de Hospitalidade de St. Martin, onde eles têm acesso a alimentos, abrigo entre outros serviços.

unnamed (8)

Dado o sucesso e a necessidade desse projeto, o desafio agora é arrecadar fundos para ele funcionar não somente 2, mas 5 dias por semana.

Pelo Facebook da organização é possível doar dinheiro e também tornar-se um voluntário.

Fonte: upworthy.com.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo