Cultura

15 benefícios do vinagre de maçã para saúde e limpeza doméstica

Você já ouviu falar em vinagre de maçã?

Pois saiba que ele é uma excelente fonte de vitaminas e minerais que proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Podemos citar como exemplo o fortalecimento do sistema imunológico.

Feito através da fermentação da fruta, o vinagre de maçã é uma ótima alternativa para quem busca uma vida mais saudável. Ele pode ser encontrado em qualquer supermercado, é barato e rende muito. Uma maravilha, não é?!

Mas se você não costuma utilizar muito o vinagre em suas aventuras pela cozinha (assim como eu) deve estar se perguntando: como vou usá-lo?

A recomendação é consumir cerca de 2 colheres de sopa por dia (consulte seu médico ou nutricionista) junto com alimentos de sua preferência.

Você pode usar para temperar saladas ou até misturar com a água ou suco. Sem contar que ele também é um grande aliado na limpeza doméstica!

Abaixo, listamos os principais benefícios dessa maravilha em forma de vinagre.

1 – Alivia dores na garganta.

vinagre 1

O vinagre de maçã possui substâncias que são capazes de combater germes e bactérias.

Por isso, se você sentir algum desconforto na garganta, misture duas colheres de água morna com uma colher de vinagre e faça um gargarejo de hora em hora. Outra alternativa é beber um pouco de vinagre misturado com mel cerca de três vezes ao dia.

2 – Alivia a azia.

vinagre 2

Muitas pessoas recorrem ao vinagre de maçã para aliviar os sintomas de azia, já que ele é rico em enzimas e ajuda a melhorar a digestão.

O vinagre controla a acidez do estômago, melhorando tanto a azia quanto o refluxo gástrico. O indicado é tomar uma colher de chá da bebida após as refeições.

3 – Ajuda a melhorar os sintomas de congestão nasal.

vinagre 3

Se você sofre com o nariz entupido, saiba que o vinagre de maçã pode rapidamente descongestionar o nariz, pois ajuda a diluir o muco.

Com um pH relativamente elevado, o vinagre é rico em vitaminas B e E, cálcio, potássio e magnésio. Beba uma colher de chá de vinagre com um copo de água da próxima vez que aquela congestão nasal chata começar.

4 – Diminui a caspa.

vinagre 4

Por conter propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas e restabelecer o equilíbrio químico do couro cabeludo, o vinagre de maçã ajuda a acabar com o problema da caspa por minimizar a descamação.

Você pode misturar 1/4 de vinagre com 1/4 de água e colocar em um frasco de spray. Borrife no cabelo e deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de enxaguar.

5 – Alivia as câimbras.

vinagre 5

Muitas vezes, as câimbras indicam que você está com pouco potássio no corpo. O vinagre de maçã possui altos níveis da vitamina, o que pode aliviar quaisquer dores e incômodos que possam surgir.

Misture duas colheres de sopa de vinagre, uma colher de chá de mel e um copo de água morna para fazer um remédio caseiro.

6 – Acalma a pele.

vinagre 6

O vinagre de maçã é um anti-séptico altamente eficaz, com excelentes propriedades antifúngicas, além das diversas vitaminas já citadas.

Por isso, ele também pode ser utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos. Seu maior benefício se deve ao fato que o seu pH é igual ao de nossa pele e cabelo, tornando-o perfeitamente compatível com estes.

Ele é ótimo para tratar a acne, oleosidade, coceiras, ferimentos, manchas, entre outros. Para usar, adicione algumas gotas de vinagre de maçã em uma bola de algodão e aplique nas áreas afetadas.

7 – Remove verrugas e cistos.

vinagre 7

As verrugas podem aparecer em qualquer parte do corpo causando incômodo. Para remover naturalmente estes cistos, misture um copo de vinagre de maçã com água e aplique a mistura sobre a pele com uma bola de algodão.

Leia:  Como é o pulmão de um fumante há 15 anos? Emissora chinesa revela vídeo (imagens fortes)

Você também pode mergulhar a área afetada em uma bacia com vinagre diluído com água. Faça isso durante 20 minutos.

8 – Tira o mau cheiro dos pés.

vinagre 8

O vinagre de maçã pode combater a bactéria que está causando odores desagradáveis em seus pés, por neutralizar os níveis de pH em sua pele. Despeje uma xícara de vinagre de maçã em lenços umedecidos e os deixe descansando na geladeira durante a noite.

No outro dia, esfregue os lenços em seus pés. Outra alternativa é mergulhar os pés diretamente no vinagre.

9 – Reduz gases e inchaços.

vinagre 9

Muitos profissionais da saúde recomendam usar o vinagre de maçã para tratar problemas digestivos. Para evitar gases e distensão abdominal, beba um copo de vinagre diluído em água antes de tomar as suas refeições.

10 – Neutraliza os odores de casa.

vinagre 10

Livre de substâncias tóxicas, o vinagre de maçã pode se tornar um ótimo desodorizador de ambiente. Para isso, basta basta diluir uma xícara do vinagre em um copo de água e armazená-lo em um spray com borrifador.

Use como purificador para eliminar cheiro de cigarro, comida e outros odores.

11 – Pode ser usado como produto de limpeza.

vinagre 11

O vinagre de maçã também pode fazer maravilhas como produto de limpeza multiuso. Quando não filtrado, o vinagre tem poderosos componentes que combatem até as mais resistentes bactérias.

Basta diluir a mesma quantidade de vinagre e água (exemplo: um copo cada) e esfregar com o auxílio de um pano em sujeiras e manchas. Pode ser usado em móveis, pisos, vidros, entre outros.

12 – Desentope ralos.

vinagre 12

Nem todos os ralos entupidos necessitam de produtos químicos para voltar ao normal.

Tente despejar dentro do ralo uma misturar feita com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre de maçã para criar um efeito borbulhante para o seu escoamento. É infalível.

13 – Tira ferrugens e ajuda na limpeza pesada.

vinagre 13

O ácido acético do vinagre de maçã reage ao óxido de ferro, o que pode remover ferrugens de objetos como parafusos, facas e pregos. Despeje o vinagre diretamente sobre a ferrugem e deixe secar. Depois lave normalmente.

Você também pode usá-lo para limpar outros utensílios, como cortinas e toalhas. Basta misturar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, 2 de bicarbonato de sódio e 4 de água. Se você lavar as roupas à mão, acrescente a mistura ao último enxágue.

Na máquina de lavar roupa, despeje-a no reservatório de amaciante.

14 – Ajuda a desamassar roupas.

vinagre 14

Você sabia que tem como desamassar roupa sem utilizar o ferro? Para isso, combine a mesma proporção de vinagre de maçã e água e despeje em um frasco de spray. Feito isso, é só borrifar diretamente nos amassados e deixar as roupas secarem.

15 – Remove manchas em móveis.

vinagre 15

Você deve estar pensando agora que o vinagre de maçã é a solução mágica para praticamente tudo relacionado a limpeza. E está certo. A substância pode até remover manchas de água e comida em seus móveis.

Use o vinagre puro (você pode acrescentar uma pequena quantidade de sal) e, com o auxílio de um pano, esfregue o local da mancha. Prontinho! Agora é só esperar secar.

Informações e imagens: littlethings.com.

Incrível, não?

Confesso que não conhecia essas mil e uma utilidades do vinagre de maçã e, quando li pela primeira vez, fui correndo no supermercado comprar o meu. Com tantos benefícios, impossível não testar em casa!

Se você achou este artigo útil, compartilhe com um amigo e ajude a espalhar essas maravilhas desse meu mais novo (e poderoso) aliado. ;-)