Cultura

Iconspeak: a camiseta com ícones universais para se comunicar em qualquer lugar do mundo

A língua pode ser uma barreira difícil para quem viaja para outro país, adicione a cultura a isso e você pode ter uma grande frustração.

Não conseguir se comunicar é uma das preocupações mais recorrentes de quem está com as malas prontas para o exterior e por entender isso muito bem, os três amigos suíços George Horn, Steven Streit e Florian Nast criaram a camiseta Iconspeak com 40 ícones universais.

Não importa em que lugar do mundo você estiver, aponte para o ícone e terá a ajuda que precisa.

É o que garantem os criadores da camiseta.

Simplicidade

“Chame isso de preguiça ou genial, mas nós gostamos de mantê-la simples.”

iconspeak (4)

Esse é o recado irreverente que eles dão sobre a ideia de usar os ícones para se comunicar. Para os amigos, simplicidade sempre foi uma característica que nos une de muitas maneiras e por que não fazer isso através de uma camiseta?

“De maneira muito rudimentar, você pode combinar gestos, voz e mímica para criar interação.”

Segundo eles, as vantagens são:

  • Uma camiseta não precisa ser recarregada e você pode tê-la pelo tempo que precisar.
  • Você não terá que se preocupar com o envio de atualizações de software para sua camiseta, o que a tornaria desconfortável de usar, lenta para lavar ou qualquer coisa semelhante.
  • É uma camiseta.
iconspeak (5)

E acrescentam que a camiseta IconSpeak é apenas o início: “Este é o lugar onde começamos, mas não onde vamos parar – os desafios em nosso caminho para superar as barreiras linguísticas do nosso mundo são múltiplas e vão nos levar a plataformas e outros meios além dos têxteis.”

Comunicação a nível global

Eles continuam: “Quando foi a última vez que em uma situação nenhuma língua ou gesto com a mão foi suficiente para conseguir o que você queria?”

iconspeak (7)

Os amigos gostam de viajar e principalmente nos cantos mais distantes do mundo, eles se depararam com a dificuldade de se fazer entender, pelo que consideraram falta de talentos linguísticos.

(Afinal, ser bilíngue não é para qualquer um.)

Tantas situações parecidas, os levaram a pensar numa forma de superar essas barreiras com maior simplicidade, mas em um nível global.

Leia:  31 das fotos mais inspiradoras do Planeta Terra. Não sei se minha favorita é a #10 ou a #24.
iconspeak (3)

A resposta veio “depois de uma experiência notável” no interior do Vietnã.

A “experiência notável”

“Nós tivemos a ideia em 2013, quando nós estávamos andando de motocicleta através do Vietnã e uma delas quebrou”, contou George para o CNN.

iconspeak (1)

Na procura de ajuda para arrumar a moto, eles acabaram em um vilarejo onde ninguém entendia inglês ou francês e o jeito foi recorrer aos símbolos, o que deu muito certo. Eles tentaram explicar o problema para os moradores que os rodearam rapidamente por serem turistas.

iconspeak (8)

O mecânico surgiu entre os curiosos, que conseguiu descobrir o problema de Claudette, a motocicleta quebrada. Essa aventura lhes deu provas de que os símbolos eram úteis para ultrapassar as barreiras linguísticas e passaram a recorrer a eles muitas vezes depois, nas situações mais diferentes.

O processo

Claro que passar a ideia do papel para a camiseta levou algum tempo. Eles começaram com uma enorme lista de ícones possíveis, que foi reduzida depois de cuidadosa avaliação, pois os amigos não queriam de jeito nenhum ofender ninguém independente do lugar do mundo em que estivessem.

iconspeak (2)

Todos os ícones são inofensivos, garantem e também tiveram outros cuidados: “Nós nos mantivemos longe de símbolos religiosos, apenas para estar no lado seguro”, disse George.

A camiseta foi testada durante as viagens do trio até chegar a versão que comercializam no site.

E a ideia continua

Steven disse em entrevista ao Daily Mail, que eles continuam desenvolvendo a ideia e suas aplicações. No site é possível encontrar bolsas, bonés, toucas e regatas com alguns ícones também.

A camiseta, porém, é o item mais completo e deixa os três amigos muito orgulhosos.

iconspeak (9)

“Nós realmente amamos que nosso produto permite que as pessoas se comuniquem em qualquer lugar e está conseguindo a tração internacional que nós esperávamos”.

E completa: “Nós temos clientes de todo o mundo, que realmente nos mostram que a língua que tentamos desenvolver é internacional”.

iconspeak (6)

Eles têm recebido muitas sugestões e feedback das pessoas, o que os ajuda a continuar desenvolvendo seu produto e encontrar novas aplicações.

Fonte: boredpanda.com, iconspeak.world, dailymail.co.uk, cnn.com.

Você usaria a camiseta Iconspeak em uma viagem no exterior? Compartilhe com os seus amigos!