Cultura

20 filmes que vão ficar na sua cabeça por mais de 2 horas

Traduzido do artigo original de Disha Seth, para o site StoryPick.com.

Nem sempre você encontra um filme que realmente permaneça em sua cabeça.

Com isso, quero dizer que a história permanece mesmo depois que a pipoca acabou, que o projetor parou de funcionar e as cortinas baixaram.

Pode ser a mensagem, os personagens, uma revelação, ou até mesmo a trama.

Para mim, foram estes.

Aqui está uma lista de filmes que você não vai ser capaz de esquecer, de um jeito bom.

1. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

filme01

Tá, é preciso um bocado de coragem para apagar uma pessoa inteiramente da sua cabeça, mas é exatamente o que acontece aqui. É uma história que parte tão intensamente seu coração que te deixa pensando se não foi uma maneira meio distorcida de fazer os personagens enxergarem as coisas. O amor que os protagonistas sentem é algo que permanece com você durante muito tempo.

2. Interestelar

filme02

Este filme é incrível. Assisti algumas vezes para entender o que realmente aconteceu. Fala sobre o espaço e o tempo contínuo e quando o protagonista descobre quem é o fantasma, é a melhor coisa do filme. Faz você pensar fora da caixa, e perceber que há algo mais do que o aqui e o agora.

3. Blade Runner, o Caçador de Androides

filme03

É uma ficção científica muito tocante. Fala de um homem que caça seres humanos modificados geneticamente (os replicantes) para “aposentá-los”, mas mal sabe ele que vai acabar se apaixonando por um destes replicantes. Mas o que permanece com você, de fato, é o monólogo final.

4. As Aventuras de Pi

filme04

Este filme tem um final tão ambíguo! Você nunca vai saber se foi de verdade, um sonho ou uma visão distorcida da realidade. Quero crer que foi exatamente como foi mostrado, mas o final vai te deixar perguntando o que foi real e o que não foi.

5. Encontros e Desencontros

filme05

Este foi um filme que deu o que falar. É como um flerte com o amor, mas o detalhe aqui é que nenhum dos dois protagonistas está realmente disponível. Somos levados com os altos e baixos deste romance breve, mas o que fica no final são as palavras que ele sussura no ouvido dela. Se pudesse saber o que ele disse, morreria satisfeita!

6. Beleza Americana

filme06

O filme se torna um ciclo completo, começando com a beleza do documentário de Ricky à beleza descoberta por Lester no além-vida. Todo mundo tem uma história importante neste filme. Estas histórias estão tão interligadas que é difícil imaginar o filme sem um de seus personagens, mas Lester meio que conduz a narrativa.

7. Na Natureza Selvagem

filme07

O protagonista faz o que temos vontade de fazer todos os dias: juntar suas coisas, partir sem responsabilidade, preocupações, só nós e a natureza selvagem. Ao longo de sua jornada, o protagonista afeta a vida de outras pessoas, passa por um monte de sensações e isso acaba encontrando eco nos expectadores.

8. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

filme08

O relacionamento distante entre pai e filho fará você pensar sobre seu próprio relacionamento com seus pais. Depois de ficar afastado por tanto tempo, o filho descobre que seu pai tem câncer. A luta desesperada para conhecer melhor seu pai levará o expectador às lágrimas.

9. O Homem da Terra

filme20

Este aqui fundiu minha cabeça. O filme é tão minimalista em termos de cinematografia que você nunca espera uma história tão poderosa. É o monólogo de um homem em sua festa de despedida, onde ele acaba revelando que é imortal. Mas as revelações religiosas do filme são as que irão abalar sua fé e fazê-lo pensar.

Leia:  Artista transforma palavras em ilustrações do que elas representam

10. Boyhood: da Infância à Juventude

filme09

Primeiro de tudo, este filme levou 12 anos para ser filmado com o mesmo elenco. Isso faz você se sentir profundamente conectado com o protagonista, que é retratado lidando com os problemas de tornar-se um adulto. É um filme impressionante porque é muito real, com histórias de pessoas que poderiam ser você ou alguém ao seu redor.

11. Laranja Mecânica

filme10

Em um mundo repleto de crimes, poderiam as escolhas morais de alguém serem controladas ou é preciso humanidade para tomar as decisões corretas? Depois de uma existência submetida ao policiamento moral, Alex encontra-se em paz com sua antiga vida, capaz de fazer escolhas baseadas na moral, escolhas baseadas na maldade e isso é algo que você realmente precisa assistir.

12. Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)

filme11

Ele é um homem como qualquer outro, até que sua carreira sai dos trilhos e ele tenta como louco lutar contra isso. Mas quando tudo dá errado, seu antigo alterego, Birdman, ou os dias de sucesso que viveu o levam para longe, mas deixam você se perguntando se isso o levou à morte ou o levantou para o sucesso.

13. Requiém Para Um Sonho

filme12

Um lindo filme sobre o vício. Mostra a realidade do abuso de drogas e acorda você do estado de ignorância. A coisa fica tão feia que você quer parar de assistir mas é impossível. Um verdadeiro abrir de olhos.

14. Cisne Negro

filme13

Realmente perturbador. O filme gira em torno de Nina, uma bailarina, e é basicamente sua jornada para descobrir seu cisne negro interior, o que nos faz questionar se, afinal, todos nós não o temos também.

15. Taxi Driver

filme14

Um herói é realmente um herói ou foi feito para se parecer com um? A questão irá persegui-lo mesmo depois de asssistir ao filme. Revela o derramamento de sangue, a psicose e a perturbação que se escondem sob algo tão grandioso e heroico, que chega a ser assustador.

16. O Lutador

filme15

É tão triste que só de pensar nele me dá vontade de chorar! Fala sobre um lutador que põe sua carreira acima de tudo, até mesmo sua filha. Mas, quando ele não pode mais fazer o que ama, retorna para encontrar consolo e amor em sua família, mas a rejeição o atinge e deixa o espectador com o coração na mão pelo protagonista.

17. Sociedade dos Poetas Mortos

filme16

O filme é maravilhoso. Se você não sabe o que “Oh Capitain, My Capitain” significa, então sua vida falhou completamente. Pare o que estiver fazendo e vá assistir o melhor filme que você já viu na vida!

18. Cidade dos Sonhos

filme17

Se este filme não fizer você pensar, nenhum mais conseguirá. De fato, ele é tão provocador que eu voltei e pesquisei sobre o que a história realmente era. Quando você o assiste pela primeira vez, parece apenas uma série de cenas desconectadas que parecem não ter relação nenhuma, mas não é bem assim.

19. Efeito Borboleta

filme18

Tem um pouco de viagem no tempo e muitos traumas de infância. Ashton Kutcher é o protagonista e apenas um dos motivos para assistir ao filme. O modo como ele modifica o passado realmente mexe com você.

20. As Vantagens de Ser Invisível

filme19

A cena do túnel não é a melhor parte do filme, é a mensagem em si. A mesma que nos ensina que a vida segue em frente, que os amigos vem e vão mas você sempre tem a si mesmo. Um filme em tons fortes que permanecerá com você para sempre.

Fonte: storypick.com.