Estátuas gigantes de um homem e uma mulher se movem todos os dias para nos fazer acreditar no amor
Cultura

Estátuas gigantes de um homem e uma mulher se movem todos os dias para nos fazer acreditar no amor

Você conhece as ‘Estátuas do Amor’?

Você conhece Romeu e Julieta, Adão e Eva, e tantas outras histórias de amor, mas possivelmente não conhece a história de Ali e Nino.

ali e nino (1)

A história mostrada pela Estátua do Amor, conhecida como “Statue of Love”, na orla marítima de Batumi, no Mar Negro, é sobre o encontro e o desencontro.

É sobre os altos e baixos das relações, é sobre o “para sempre”, sempre acabar e, ao mesmo tempo, sobre a importância de saber se aproveitar o tempo vivido ao lado de algum amor.

Todos os dias, às 19h, duas esculturas de 8 metros cada, se deslocam uma em direção a outra, se beijam e depois se afastam, através de efeitos controlados por computador e iluminação.

O amor impossível de Ali e Nino

As estátuas contam a história de um amor impossível escrita em 1937 no livro “Ali e Nino: uma História de Amor”, pelo autor do Azerbaijão, Kurban Said.

ali e nino (6)

O livro, que já tinha sido adaptado para o cinema e é bem conhecido no oriente, foi inspiração da escultora Tamara Kvesitadze, da Geórgia, para criar a Estátua do Amor.

Na ficção, Ali é um menino muçulmano que se apaixona por Nino, uma princesa cristã da Geórgia. Por questões religiosas e culturais, eles não podem ficar juntos. É a história do amor eterno entre duas culturas aparentemente opostas.

Se reparar bem, ainda hoje seguimos com estas diferenças religiosas e também comportamentais. Afinal, o ocidente tem maneiras totalmente diferentes de tratar as questões do masculino e feminino do que os países do Oriente Médio.

Existem tradições muito peculiares em cada cultura e as diferenças ainda precisam ser enxergadas e respeitadas.

E o livro de 1937 já trazia esse debate à tona, ao colocar um amor impossível como pano de fundo para tratar uma questão cultural.

A estátua do amor

Tamara acertou em cheio no tema e conseguiu reunir beleza, tecnologia e história em uma só escultura. No show cênico, o amor de Ali e Nino é contado em 10 minutos. É o tempo que leva para anoitecer e as luzes aparecerem, tornando o espetáculo ainda mais incrível!

ali e nino (2)

ali e nino (3)

ali e nino (4)

ali e nino (9)

Ali e Nino se beijam, se encaixam. Os seus corpos se completam, para então iniciar a sua separação.

Mais do que contar a história de amor impossível, a artista faz um paralelo a todas as formas de amor, se pensarmos que os casais se completam e se encaixam um no outro por determinado tempo e, após isso, acabam se separando, levando em si também um pouco de quem um dia já foi a sua metade.

As esculturas foram finalizadas em 2010 e eternizam uma das maiores histórias de amor da literatura, mas que possivelmente você não conhecia: o amor impossível de Ali e Nino.

ali e nino (5)

ali e nino (7)

ali e nino (8)

Fonte: aplus.com.

Gostou do que viu? Compartilhe com seus amigos!

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo