Cultura

Como organizar sua vida: 10 hábitos que vão te ajudar a ser mais organizado

Na correria do dia a dia temos grandes dificuldades de lembrarmos de determinadas coisas ou até mesmo saber onde e como fizemos algo.

São coisas pequenas, mas que misturadas a rotina corrida do dia a dia contribuem para o nosso estresse e faz com que percamos mais tempo.

A organização é uma ferramenta fundamental nestas situações, diria até que quando aplicada como um estilo de vida, facilita e muito o nosso cotidiano.

Pessoas organizadas não nasceram com o dom da organização, elas simplesmente criaram, ao longo de suas vidas, o hábito de manterem suas coisas em locais programados e reajustar hábitos corriqueiros que as influenciavam de forma negativa.

Pois agora, vamos dar 10 dicas para que você consiga aplicar o hábito da organização na sua vida e no sia dia a dia. Tenho certeza que as coisas ficarão bem mais fáceis. ;-)

1. Anote tudo que precisa lembrar

É humanamente impossível lembrarmos de tudo.

Datas especiais, aniversários e, às vezes, até compromissos acabam passando desapercebidos na rotina doida que levamos.

Compre uma agenda ou um bloco de notas e cultive o hábito de carrega-los com você. Não deixe de anotar lá todas as coisas importantes, datas, listas, lembretes, reuniões, entre outras coisas. Você também pode utilizar a agenda se seu celular ou tablet, o mais importante é carregá-la sempre com você. Não abuse da sua cabeça!

by pixabay

2. Um calendário pode te ajudar

Use um calendário para estabelecer prazos, metas e objetivos na sua vida.

Eles podem ser tanto de grande, médio ou até curto prazo.

Quando criamos este hábito, as chances de sermos mais produtivos aumenta consideravelmente e conseguimos visualizar melhor as coisas que temos e queremos cumprir.

Outra coisa legal é anotar as coisas que você quer conquistar este ano ou na sua vida, visualiza-las diariamente fortalecerá o seu comprometimento e a sua energia para cumpri-las.

3. Procrastinar é um problema

Elimine agora mesmo o hábito de procrastinar.

Além de atrapalhar as suas realizações e concretizações, este é um dos principais motivos do aumento de estresse. Quanto mais rápido você terminar suas tarefas e concluir seus compromissos, mais tempo livre você terá e sua cabeça e seu estado mental também ficarão bem melhores.

Outra dica interessante é anotar e se programar para concluir suas tarefas, mas não deixe de cumprir o prazo em?!

4. Organize as coisas dentro de casa

Sua casa é o seu espaço mais precioso, cuide dela e ajude-a a ser um ambiente acolhedor e com boas energias.

Crie o hábito de organizar suas coisas, procure o lugar adequado para cada objeto e armazene-os de forma que, posteriormente, você não tenha problemas para encontrá-los.

Você pode utilizar as famosas caixas organizadoras para guardar suas coisas, e se necessário, rotule-as corretamente para que você possa encontrar as coisas com mais facilidade. Só nesta dica você já irá economizar um baita tempo!

5. Um tempinho especial só para você

Esta é uma das dicas mais importantes desta lista.

Em meio a tantos compromissos da nossa rotina corrida, nos esquecemos de reservar um tempo especial para nós. Seja algumas horas ou um dia inteiro, reserve um momento só para você.

Leia:  Entenda porque a pressão não precisa se transformar em estresse

Aproveite este momento ver, organizar e aproveitar o seu espaço e as suas coisas pessoais. Com o tempo você vai ver que este momento vai virar um “ritual” especial para se conectar com o seu universo particular.

by pixabay

6. Será que você realmente precisa disso?

Fazer esta pergunta a si mesmo, frequentemente, é muito importante.

Criamos o triste hábito de consumir cada vez mais coisas, e com isso o acumulo de coisas inúteis vêm junto.

Quanto mais coisa você tem, mais a desordem estará presente na sua vida, e consequentemente mais esforço você precisará desprender para organizar tudo.

A ideia de ter menos coisas não é a ideia de se desfazer de tudo, mas sim de aproveitar mais as coisas que você tem e que REALMENTE importam para você. Você não precisa de um armário, um quarto ou uma casa maior, só precisa hierarquizar as suas necessidades e se desfazer daquilo que não tem mais espaço na sua vida.

Se o número de coisas que você possui realmente excede sua lista de necessidade ideal, então é hora de organizar.

7. Dia do Desapego

Que tal praticar o dia do desapego pelo menos uma vez por mês?

Tire um dia para separar tudo que não precisa mais e busque os lugares certos para se desfazer destas coisas. Brechó, doações, sites de venda, venda de garagem, olha quantas opções você tem para se desfazer daquilo que não precisa mais e ainda, quem sabe, faturar uma graninha.

É ou não é uma boa ideia?!

8. Pechinchas pra que?

Eu sei, elas são tentadoras mas fique longe delas.

Se você já se desfez de coisas que não precisa mais, para que vai comprar mais coisas inúteis que só ocuparão espaço na sua casa e causarão mais desorganização?

Em vez de fazer compras só porque os itens estão mais baratos e correr o risco de comprar aquilo que não precisa, faça uma lista de compras e organize-se para comprar tudo que for necessários, aos poucos.

9. Você não precisa fazer tudo sozinho

Aprenda a delegar funções e dividir tarefas. Você não precisar dar conta de tudo sozinho.

Organize seus compromissos, dê prioridade aos mais importantes, e aqueles que não são tão especiais assim, destacar ou passe para que outras pessoas possam cumpri-los. Essa atitude te ajudará a diminuir o estresse e compartilhar experiência interessantes com outras pessoas.

10. Empenhe-se cada vez mais. Por você!

Agora que você já organizou a sua vida, vai ter energia de sobra para cuidar daquilo que realmente importa. Trabalho duro e esforce-se bastante, quando necessário.

Com tudo isso, você verá que seus resultados e seu índice de aproveitamento crescerá vertiginosamente!

Pinterest

Ser organizado é um estado de espírito que, felizmente, pode ser alcançado por todos. O caminho para a organização é simples, mas o primeiro passo precisa ser dado – e depende unicamente de você.

Fontes: tudointeressante.com.br, lifehack.org.