Com apenas 23 anos ela criou app para economia de 70% de água na agricultura e agora vai para NASA

Do interior de MG para o Vale do Silício nos EUA.

Se a crise hídrica está forte agora, imagine como será no ano que vem — já que a época de chuvas está indo embora e os reservatórios estão em situações piores do que em 2014.

Para nossa sorte tem gente trabalhando para reverter este problema social.

Conheça a administradora Mariana Vasconcelos que criou um aplicativo para redução de consumo de água na irrigação com os sócios Anderson Casemiro, Raphael Pizzi e Thales Nicoleti.

awebic-agrosmart

Fonte: globo.com

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% da água do mundo é utilizada para irrigação na agricultura, porém 50% deste volume é desperdiçado durante o processo.

Este fato mostra como a solução da equipe é brilhante. Batizada de Agrosmart, a plataforma permite a comunicação entre um aplicativo para celulares e sensores instalados na terra. Dessa forma agricultores podem saber a quantidade exata de água necessária para a atividade agrícola.

“O sistema promove uma economia de água entre 30% e 70%”, diz Mariana

awebic-agrosmart-3

Fonte: agrosmart.com.br

Mas os benefícios para agricultores não param por aí. Usar as soluções da Agrosmart também gera economia de energia elétrica e aumento da produtividade, além de ser de uso simples.

“Queria algo que falasse a linguagem do agricultor. Tenho contato constante com eles, sei de suas dificuldades diárias”, afirma a empreendedora.

De Itajubá (MG) para a Nasa, no Vale do Silício

A Agrosmart deu seus primeiros passos na Universidade Federal de Itajubá, desenvolveu seu modelo de negócio e recentemente venceu 562 finalistas do concurso Call to Innovation 2015, promovido pela faculdade Fiap. Com o prêmio Mariana ganhou uma bolsa de estudos para o Graduate Studies Programa 2015 da Singularity University, que fica dentro de uma base de pesquisa da Nasa no Vale do Silício e tem cursos focados em inovação.

“A Singularity University é conhecida por empoderar agentes de mudança e nós acreditamos muito na nossa solução não só para economizar água, mas para que as pessoas fiquem mais conscientes da importância de garantir recursos hídricos para o futuro e melhorar a produtividade do setor agrícola”, diz.

Fonte: estadao.com.br

Brasileiros mudando o mundo

Você pode conhecer mais sobre a Agrosmart no Facebook ou no site agrosmart.com.br.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Muitos empreendedores brasileiros como Mariana estão trabalhando por um mundo mais ‘limpo’ com menos desperdícios. Se você gostou de conhecer essa história, aproveite e compartilhe com seus amigos através do botão abaixo.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui