Campanha registra em fotos a beleza de todos os corpos femininos
Cultura

Campanha registra em fotos a beleza de todos os corpos femininos

Vivemos em um tempo de padrões rígidos de beleza.

Na contramão destes padrões, no entanto, vem crescendo um movimento de auto-aceitação do corpo: várias mulheres, de todas as culturas e nacionalidades, tem discutido os padrões de beleza e afirmado que toda mulher pode e deve ser bonita.

Ou ainda que beleza não deveria ser o padrão que permite às pessoas se sentirem aceitas e amadas.

Como parte desta tomada de consciência – que vem crescendo a cada dia, felizmente! – uma fotógrafa da Austrália iniciou uma série fotográfica chamada Underneath We Are Woman, ou Sob [a pele] somos mulheres, em tradução livre.

O objetivo é mostrar mulheres confortáveis com seus corpos e orgulhosas em exibi-los. E o mais importante: são mulheres de várias cores, orientações sexuais, condições físicas.

Dificilmente uma mulher não se sentirá representada por uma das fotografadas.

E o mais legal disso tudo: a série com cem fotografias virou uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter. Será produzido um livro, com a história e a fotografia de cada uma destas mulheres.

Amy Hermann, a fotógrafa criadora da campanha, afirma que “Queria criar um projeto que fosse tanto sobre a diversidade dos corpos femininos quanto sobre as histórias por trás destas pessoas”.

A idade das retratadas varia de 19 a 73 anos, e cada uma delas tem uma história única: uma sobrevivente de câncer de mama. Um casal de lésbicas com seu bebê. Uma mulher transsexual. Uma mulher com deficiência. Uma sobrevivente de transtornos alimentares, uma fisiculturista… a diversidade é, de fato, a tônica deste projeto!

“Você verá a verdadeira diversidade das mulheres, tanto na aparência física quanto nas histórias sob o exterior delas”, Amy escreveu na página do projeto no Kickstarter.

“Você verá as muitas maneiras sob as quais se nasce mulher e de que maneiras elas mudam e se desenvolvem pela vida inteira.”

Para a fotógrafa, o principal é dar voz a mulheres que geralmente são estereotipadas. A garota gorda que precisa ir à academia. A jovem magra que deveria comer mais. A moça que parece ser feliz o tempo inteiro. A mulher com deficiência que precisa da simpatia alheia.

AMY2

E se você se permitisse ouvir o que estas mulheres têm a dizer?

E se você ouvisse as histórias delas?

Saberia que a garota gorda vai à academia quatro vezes por semana e está se tornando uma personal trainer. Que a jovem magra tem câncer em fase terminal. Que aquela moça que parece sempre feliz, na verdade, luta contra a depressão. E que a mulher com deficiência, na verdade, é muito capaz.

Essa é a beleza de histórias verdadeiras que o projeto nos traz.

“E se começássemos a ver imagens que promovessem a diversidade e a aceitação? Imagine como as mulheres poderiam se sentir se elas realmente se sentissem incluídas na sociedade”, Amy afirma.

“Passamos tempo demais pensando sobre os aspectos negativos de nós mesmos e é hora de mudar isso. É hora de parar de enxergar a confiança de uma mulher em si mesma como arrogância e parar de tratar a autodepreciação como uma espécie de modéstia.”

Nas fotos abaixo, você poderá ver o que existe por baixo da pele de cada uma destas maravilhosas mulheres! E é só uma pequena amostra do que virá no livro que faz parte da campanha.

De nossa parte, torcemos para que o projeto seja financiado!

Sob a pele sou forte.

amy3

Sob a pele sou perseverante // Sob a pele eu evoluo

amy4

Sob a pele sou feroz

amy5

Sob a pele sou rara

amy6

Sob a pele sou vibrante

amy7

Sob a pele sou ardente

amy8

Sob a pele sou resiliente

amy9

Sob a pele, tenho compaixão

amy10

Sob a pele, não tenho remorso

amy11

Sob a pele, sou abrangente // Sob a pele, sou notável

am12

Sob a pele sou cheia de vida // Sob a pele sou gentil // Sob a pele sou compassiva

amy13

Sob a pele sou rebelde

amy14

Sob a pele eu resisto

amy15

Fonte: huffingtonpost.com.

Gostou do que viu? Compartilhe com seus amigos. Obrigado!

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo