Corpo

30 rotinas matinais que manterão você motivado e produtivo o dia todo

Você esqueceu de ativar o seu alarme para acordar. Enquanto vagarosamente volta à consciência, você entra em pânico ao perceber que está extremamente atrasado para o trabalho.

Você toma um banho rápido, escova os dentes e veste as roupas rapidamente. Não há tempo para comer nem beber nada – então você vai embora estressado, com sede e completamente miserável.

Isso soa familiar para você?

Tenho certeza que já teve manhãs como essa. E, como você deve saber, elas são a pior maneira possível de começar o dia.

Sua rotina matinal determina o resto do seu dia

Rotinas matinais para te manter produtivo 1

Em 2016, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Ohio State estudaram uma equipe de call center trabalhando para uma empresa de seguros.

Eles observaram especificamente o humor da equipe de call center durante o dia de trabalho. O estudo, que durou três semanas, revelou algo interessante.

Especificamente, a equipe que começou o dia de mau humor, geralmente terminou o dia de mau humor. (Isso foi apesar deles terem recebido ligações positivas de clientes durante o dia.)

A equipe que começou o dia calma ou feliz terminou o dia de trabalho no mesmo estado emocional otimista.

Além disso, o estudo descobriu que equipes com baixo humor têm baixa produtividade e as equipes com humor elevado demonstraram alta produtividade.

Portanto, como pode ver nas revelações acima, é vital que você comece seu dia bem.

Transforme Sua Vida com Essas 30 Rotinas Matinais

Se você está propenso a começar seu dia em um estado carregado e de estresse, então com certeza irá se beneficiar das sugestões abaixo.

1. Acorde na hora certa.

Rotinas matinais para te manter produtivo 2

Acordar no horário correto (ou até antes) é fundamental para começar seu dia de forma positiva.

Você terá tempo para completar suas rotinas matinais e não precisará se preocupar em sair correndo pela casa.

2. Abra suas cortinas.

Uma das primeiras coisas que deve fazer ao amanhecer é abrir as cortinas do seu quarto. Eu faço isso todas as manhãs e achei uma forma fantástica de despertar gradualmente do meu sono.

Pessoalmente, eu abro as cortinas e sento no canto da cama por alguns minutos. Isso permite que eu aproveite a luz da manhã entrando pela minha janela.

3. Arrume a sua cama.

Lembra dos seus dias de estudante? Arrumar sua cama provavelmente era a última coisa que você pensava quando estava tropeçando nela de manhã.

Este hábito pode ser bom para estudantes, mas se você quiser acelerar sua motivação e produtividade – você definitivamente deve arrumar a sua cama.

Leva menos de um minuto e você será recompensado com um quarto arrumando e um sentimento de satisfação.

4. Desfrute de um banho refrescante.

Eu sempre fico impressionado quando as pessoas me dizem que não tiveram tempo de tomar banho de manhã. Não somente soa pouco higiênico, mas também sugere que estas pessoas não aprenderam a montar uma rotina matinal.

Um banho leva mais ou menos 10 minutos, é uma excelente forma de limpar seu corpo e a maneira perfeita de acordar.

5. Beba uma vitamina batida na hora.

Toda manhã eu desfruto de uma vitamina de frutas batida na hora. Ela é feita com leite orgânico e uma pequena porção de frutas como bananas, mangas e morangos.

É uma maneira extraordinária de começar o seu dia. Não é apenas deliciosa, mas também cheia de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Eu costumava beber chá pela manhã, mas agora eu descobri que vitaminas satisfazem muito mais.

6. Faça uma caminhada de 10 minutos no sol da manhã.

Se você tem cachorro, esta será uma tarefa fácil. Porém, mesmo que você não tenha um cachorro, por que não tentar caminhar por 10 minutos lá fora todas as manhãs?

Se for sortudo o suficiente de morar perto de um parque, você pode andar em volta do parque antes de ir para o trabalho. Ar fresco e exercício é uma combinação revigorante.

7. Verifique sua lista de afazeres.

Pessoas organizadas costumam ter uma lista de afazeres. Ela ajuda a manter o controle do que precisa ser feito em casa, no trabalho e em outros lugares.

As listas de afazeres podem ser de papel, ou você pode usar um dos muitos aplicativos gratuitos disponíveis.

A parte da manhã é perfeita para checar sua lista de afazeres e priorizar tarefas para o dia. Você também pode riscar da lista algumas tarefas que tenha feito no dia anterior.

8. Escute alguma música animada.

A música é uma forma poderosa de alterar o humor. Se você não é uma pessoa muito matinal, então você pode elevar seu estado físico e emocional ao ouvir uma música animada.

Não irei sugerir artistas específicos, mas tente simplesmente escolher músicas que façam você se sentir feliz e animado. Você pode ouvi-las enquanto toma banho, quando estiver na cozinha, ou talvez quando estiver indo trabalhar.

9. Faça um mini-exercício.

Se você tem uma academia em casa, então faça alguns minutos de exercício. Isso vai acordá-lo rapidamente e elevar o seu bem-estar mental.

Se você não tem uma academia em casa, você ainda pode fazer um mini-exercício. Por exemplo, tente fazer séries de flexões e abdominais.

10. Revise suas metas.

Rotinas matinais para te manter produtivo 3

O período logo de manhã pode ser um momento excelente para contemplação. Enquanto você pode querer pensar em coisas triviais, pessoas bem-sucedidas usam este tempo para revisar suas metas pessoais.

Você pode fazer o mesmo.

Por exemplo, se uma de suas metas é começar o seu próprio negócio, então use o período da manhã para ter ideias que podem ajudá-lo a atingir esta meta.

11. Embale um lanche saudável para levar ao trabalho.

Você pode ter começado o dia com um café da manhã saudável, mas percebeu o quanto é fácil levar a sua dieta por água abaixo?

Assim que chegamos ao trabalho ou à faculdade, começamos a procurar pelo café. Não muito tempo depois, ficamos com fome e começamos a procurar bolos, biscoitos e chocolates.

Por sorte, com um pouco de preparação, você pode evitar esta situação.

O truque é embalar algum lanche saudável como maçãs, bananas e castanhas. Estes lanchinhos saudáveis irão manter você bem até a hora do almoço.

12. Arrume um cômodo da sua casa.

A não ser que atualmente sua casa esteja arrumadinha e sem nada fora do lugar, você pode passar alguns minutos todas as manhãs arrumando um cômodo da sua casa. Sua sala, por exemplo.

Pode haver sapatos e sacolas que podem ser guardados em alguns minutos.

13. Medite por 5 minutos.

Muitas pessoas com alto desempenho dizem que meditam todas as manhãs. Isso permite que eles tenham equilíbrio antes de começar o dia de trabalho.

Você já pensou em tentar meditar? Embora existam diferentes formas de meditação, o método mais simples é apenas fechar os olhos…controlar sua respiração…e deixar seus pensamentos acalmarem.

E como a maioria das coisas na vida, quando mais você pratica meditação, mais fácil ela se torna.

14. Alongue seu corpo.

Você pode ter acordado com o pescoço duro ou talvez com uma dor nas costas. Por experiência própria, parece que ficar deitado por várias horas faz com que seu corpo necessite de um bom alongamento.

Eu tenho 2,10m de altura (sim, é verdade!), então não é incomum ter algum desconforto assim que acordo.

Porém, eu aprendi que alongar por alguns minutos oferece um alívio rápido da dor, melhora a postura e aumenta os níveis de energia.

15. Leia uma frase motivacional.

Se você quer elevar sua produtividade, então crie o hábito de ler uma frase motivacional todas as manhãs.

Para te ajudar a adotar este comportamento, escolhi uma das minhas frases favoritas:

“Sempre faça o seu melhor. O que você plantar agora, irá colher no futuro.” – Og Mandino

16. Beba um copo d’água.

Hidratação é essencial. Principalmente após horas de sono.

Eu adoro beber um copo de água pura e filtrada todas as manhãs. Isso faz eu me sentir melhor imediatamente, mais energizado e…com menos sede!

Leia:  Pensando em fazer uma tattoo? Inspire-se nessas 30 tatuagens super criativas e inteligentes!

Mesmo se você é um viciado em cafeína, tente beber um copo de água antes de partir para as coisas pesadas.

17. Crie algo.

Como muitas das sugestões que estou listando, esta ideia faz uso produtivo do seu período da manhã. Digamos que você é um cantor e compositor em desenvolvimento. Você ainda não é famoso – mas quer ser!

Antes de ir para o seu trabalho atual, você pode passar mais ou menos 20 minutos compondo uma música nova. Faça isso todos os dias por uma semana e provavelmente você terá composições suficientes para um álbum inteiro.

Outras ideias para criar algo incluem: fazer um buquê de flores, continuar a escrever o seu romance e adicionar os toques finais em sua última obra de arte.

18. Escrever coisas pela qual você é grato.

É muito fácil subestimar as coisas. Precisamos nos lembrar constantemente de coisas em nossas vidas pelas quais somos gratos.

Uma prática benéfica e compensadora é escrever uma lista de coisas pelas quais você é grato atualmente. Podem ser coisas como seu parceiro(a), seu trabalho e sua saúde.

Algumas pessoas gostam de escrever uma lista nova todas as manhãs, que inclui tudo que eles foram gratos no dia anterior. Com o tempo, você pode desenvolver uma atitude de gratidão.

19. Brinque com seus animais de estimação.

Você ama animais? Com certeza a maioria de nós ama. Se for sortudo o suficiente para ter um animal de estimação, o período da manhã é a hora perfeita para brincar com eles.

Por exemplo, se você tem um cachorro, eles vão adorar brincar com uma bola ou um Frisbee logo de manhã. Eles vão se divertir e você também.

20. Escute um podcast inspirador.

Os podcasts são uma excelente maneira de ouvir pessoas inspiradoras e motivadoras. Como são apenas áudio, você pode ouvir enquanto faz o seu café da manhã – ou até mesmo enquanto está dirigindo seu carro.

Imagine ouvir dicas sobre negócios, sucesso e bem-estar todas as manhãs. Em pouco tempo, esta preciosa sabedoria é obrigada a entrar em sua consciência.

21. Planeje o seu dia.

Rotinas matinais para te manter produtivo 4

O guru de auto-ajuda Alan Lakein disse uma frase famosa: “Falhar ao planejar é planejar para falhar.”

Sábias palavras.

Para ser bem-sucedido na vida, você precisa aprender como fazer planos e traçar metas. Você deve ter planos de longo prazo, médio prazo e… planos diários.

É isso mesmo. Você pode usar alguns minutos todas as manhãs para planejar o seu dia. É uma técnica simples que oferece um impulso surpreendente em sua produtividade diária.

22. Aprenda algo novo.

Toda manhã é o começo de um novo dia. Por que não aproveitar esta energia novinha, aprendendo algo novo todas as manhãs?

Pode ser algo como: algumas palavras de um novo idioma, um novo acorde de violão ou alguns fatos relacionados ao seu time de futebol.

23. Desfrute do silêncio pela manhã.

Se conseguir levantar mais cedo que a maioria das pessoas, você será recompensado com paz e silêncio. Você pode tirar vantagem deste momento especial, talvez lendo um livro ou sentando no seu jardim.

Pessoalmente, eu adoro caminhar com o meu cachorro logo cedo, enquanto as ruas estão vazias – e meu cachorro tem o parque todo só para ele!

24. Pense numa forma de ajudar alguém no final do dia.

A sociedade de hoje parece presa em uma mentalidade de “eu, eu, eu”. Tenho certeza que você sabe o que quero dizer.

Pessoas falando sem parar sobre elas mesmas – e outros tirando centenas de selfies todos os dias. É importante não se prender nessas tendências egocêntricas.

Uma maneira de fazer isso é tirar alguns minutos todas as manhãs para pensar em formas de ajudar outras pessoas no final do dia.

Para te dar um exemplo, talvez você tenha um colega que é guloso. Você pode decidir levar alguns chocolates para o trabalho para dividir com esta pessoa.

25. Vá nadar.

Vou ser honesto, esta ideia pode não ser para você. Se você não gosta de nadar, então por favor vá para a próxima sugestão.

Porém, se você gosta de nadar, e há uma piscina perto de você, esta é uma excelente forma de começar o seu dia. Piscinas são geralmente calmas de manhã, então provavelmente você terá muito espaço para nadar bastante – ou apenas se divertir!

26. Encontre alguns amigos para o café da manhã.

Até eu ter meus 20 anos, eu jamais tinha pensado em tomar café da manhã com meus amigos. Porém, eu tive a sorte de ser apresentado à esta ideia por um casal de amigos americanos que estavam ficando comigo em Londres.

Eu lembro muito bem deles dizendo: “Onde podemos ir tomar café da manhã?” Eu fiquei surpreso, pois sempre tomei café da manhã em casa. Fiquei feliz de eles terem me convencido, pois adorei tomar café da manhã com eles em uma cafeteria local.

Na verdade, eu gostei tanto que agora vou regularmente encontrar amigos para tomar café da manhã. Se você nunca tentou antes – dê uma chance!

27. Olhe-se no espelho.

Já ouvi pessoas dizerem que não gostam de se olhar no espelho de manhã – porque elas têm medo do que podem ver! Eu imagino que elas provavelmente parecem acabadas e cansadas logo de manhã e querem evitar serem lembradas disso.

É compreensível, mas eu acho os espelhos uma excelente ferramenta para ser usada de manhã. Ao invés de ter medo deles, use-os para checar sua aparência. Você pode checar rapidamente seu cabelo e sua maquiagem (por exemplo).

Mas mais importante que isso, você pode garantir que aparenta estar alerta, confiante e importante.

28. Siga o conselho de Steve Jobs.

Em um discurso que deu na Universidade de Stanford em 2005, Steve Jobs revelou que começava todo dia fazendo e seguinte pergunta:
“Se hoje fosse o última dia da minha vida, eu iria querer fazer o que estou prestes a fazer?”

Ele continuou dizendo que, se a resposta fosse “não” por vários dias – então isso significava que ele precisava fazer algumas mudanças na vida.

29. Reserva bastante tempo para ir trabalhar.

Ir trabalhar com pressa é a causa de tanto estresse e ansiedade. Um dos problemas é que a maioria das pessoas parecem deixar uma quantidade de tempo fixa para o transporte até o trabalho – mas não permite nenhum atraso.

Por exemplo, se alguém demora 30 minutos para chegar ao trabalho, provavelmente ele só reserva 30 minutos toda manhã. Porém, assim que houver um veículo quebrado ou tráfego, a agenda está imediatamente comprometida.

A solução é simples: sempre reserve mais tempo do que precisa.

30. Dê um beijo em seus entes queridos antes de sair de casa.

Rotinas matinais para te manter produtivo 5

Não tenha tanta pressa de manhã ao ponto de esquecer as pessoas mais importantes na sua vida. Seja seu parceiro(a) ou seus filhos, garanta que dará um abraço e um beijo neles antes de sair de casa.

Relacionamentos são muito importantes – cultive os seus.

Espero que a lista cima dê a você bastante coisa para pensar. Eu recomendo que você escolha algumas das sugestões acima e as incorpore em sua rotina diária.

Ao fazer isso, você irá descobrir que seus dias começarão mais felizes e mais fortes. Você também descobrirá que está mais motivado e produtivo do que nunca.

Duvida? Tente seguir alguns desses passos e veja como seus dias se tornarão melhores!

Não se esqueça de comentar seus resultados com a gente!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e ajude-os a terem dias melhores!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Lifehack escrito por Craig J. Todd.

Crédito das imagens: pexels.com e pixabay.com