Comida

11 razões pelas quais você devia tomar café todos os dias

Não há um só adulto neste mundo que nunca tentou tomar café.

Ele é consumido por toda parte e a julgar pelos inúmeros Starbucks só nos Estados Unidos, (em 2012 eram 10.924!), dá pra afirmar que nós amamos cafeína.

Cerca de 54% dos americanos com mais de 18 anos que bebem café diariamente.

E tudo bem. Na verdade, há muitas vantagens de ser um amante da cafeína.

O café pode ser ótimo para o seu cérebro, sua pele e seu corpo.

Veja algumas razões pelas quais você deveria acordar e sentir o cheirinho de café…

1. Você obtém mais antioxidantes do café do que de qualquer outra coisa

Benefícios do café

De acordo com o estudo realizado em 2005, nada se aproxima mais “de oferecer antioxidantes do que o café.

Enquanto frutas e vegetais também têm um monte de antioxidantes, o corpo humano parece absorver muito mais do café.

2. Apenas cheirar o café pode deixar você menos estressado

Pesquisadores na Universidade Nacional de Seoul examinaram os cérebros de ratos que foram estressados com a privação de sono e descobriram que aqueles que foram expostos ao aroma do café experimentaram mudanças nas proteínas do cérebro relacionadas ao estresse.

Observe que este estudo sobre aroma não se relaciona ao estresse diretamente, apenas que o estresse é resultado da privação de sono.

Agora, nós não temos total certeza se isso significa que você deve manter uma sacola com grãos de café tostados no seu criado mudo todas as noites.

Mas sinta-se livre para tentar!

3. Café pode reduzir os sintomas da Doença de Parkinson

Benefícios do café

ScienceDaily noticiou em 2012, que beber café pode ajudar pessoas com Doença de Parkinson a controlar seus movimentos.

Ronald Postuma, autor do estudo, disse:

estudos têm mostrado que pessoas que usam cafeína são menos propensas a desenvolver Doença de Parkinson, mas este é um dos primeiros estudos em humanos que mostram que a cafeína pode ajudar nos sintomas de movimento em pessoas que já têm a doença.

4. Café é ótimo para o seu fígado (especialmente se você bebe álcool)

Um estudo publicado em 2006 que incluía 125.000 pessoas com mais de 22 anos, mostrou que aqueles que bebiam ao menos um copo de café por dia tiveram 20% menos chance de desenvolver cirrose – uma doença autoimune causada pelo consumo excessivo de álcool que leva à falha do fígado e ao câncer.

Arthur L Klatsky, líder do estudo, disse ao The Guardian:

Parece que o consumo do café tem alguns benefícios protetores contra doença hepática alcoólica (cirrose alcoólica) e quanto mais café uma pessoa consome, menor é o risco parece ter de ser internada ou morrer de cirrose alcoólica.”

Estudos têm mostrado, inclusive, que o café pode ajudar a prevenir pessoas de desenvolverem Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA).

Um grupo internacional de pesquisadores liderados pela Faculdade de Medicina de Singapura, revelou que beber quatro copos ou mais de café ou chá por dia deve ser benéfico em prevenir a progressão do DHGNA.

5. Café pode fazer você se sentir mais feliz

Benefícios do café

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde mostrou que quem bebe quatro copos de café ou mais teve 10% menos propensão de ficar deprimido do que aqueles que nunca tocaram no café.

E aparentemente não é por causa da “cafeína elevada” – Coca Cola também pode dar alto nível de cafeína a você, mas é vinculada à depressão.

Leia:  Artista cria ilustrações obscuras que representam diversos tipos de fobias

O autor do estudo, Honglei Chen, disse ao Prevention.com, que o motivo proposto é porque o café faz você se sentir bem por causa desses antioxidantes confiáveis.

6. Consumo de café tem sido relacionado a baixos níveis de suicídio

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard determinou que beber entre dois e quatro copos de café reduz o risco de suicídio em homens e mulheres em 50%.

A razão proposta é porque o café age como um antidepressivo suave ao auxiliar na produção de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina.

7. Café pode reduzir as suas chances de desenvolver câncer de pele (se você for uma mulher)

Brigham and Women’s Hospital e a Escola de Medicina de Harvard acompanharam 112.897 homens e mulheres por um período de mais de 20 anos e aparentemente, mulheres que bebem três ou mais copos de café por dia são menos propensas a desenvolver câncer de pele do que as que não tomam.

8. O café pode tornar você um atleta melhor

Benefícios do café

O The New York Times noticiou que “Cientista e muitos atletas sabem há anos, é claro, que um copo de café antes de exercícios dá uma sacudida no desempenho, especialmente em esportes de resistência, como corrida de distância e ciclismo.”

Cafeína aumenta o número de ácidos graxos na corrente sanguínea, o que permite que os músculos de atletas absorvam e queimem gordura para combustível, portanto, poupando as pequenas reservas de carboidratos do seu corpo para mais tarde no exercício.

9. Café reduz o seu risco de desenvolver diabetes do tipo 2

Isso de acordo com o estudo da Sociedade Americana de Química.

Os pesquisadores descobriram que pessoas que bebem quatro copos de café ou mais por dia, reduzem as chances de desenvolver diabetes do tipo 2 em 50%. Consequentemente, cada copo adicional, o risco diminui em 7%.

10. Beber café pode ajudar a manter o cérebro saudável por mais tempo

Benefícios do café

Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida e da Universidade de Miami descobriram que pessoas acima dos 65 anos que têm altos níveis de cafeína no sangue desenvolveram Alzheimer de dois a quatro anos mais tarde do que outros com baixos níveis de cafeína.

Dr. Chuanhai Cao, neurocientista da Universidade do Sul da Flórida e coautor do estudo, disse: “Nós não estamos dizendo que consumo moderado de café protegerá completamente as pessoas da doença de Alzheimer.”

“Contudo, nós acreditamos firmemente que consumo moderado de café pode reduzir consideravelmente o risco de desenvolver Alzheimer ou adiar o seu surgimento.”

11. Café deixa você mais inteligente

Você costuma beber café quando você está privado do sono, certo? Bem, essa sacudida tão necessária não apenas mantém você acordado, deixa você mais atento.

A CNN noticiou que o café permite que o seu cérebro trabalhe de um jeito muito mais eficiente e inteligente.

O repórter da Revista Time, Michael Lemonick, afirma: “Quando você está privado do sono e toma cafeína, tudo o que você avalia irá melhorar: reação ao tempo, vigilância, atenção, pensamento lógico – a maioria das funções do complexo que você associa com inteligência.”

Você bebe bastante café? Quanto? Conte para a gente nos comentários!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Huffington Post Brasil, escrito por Renee Jacques.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Compartilhe com os seus amigos que também adoram um cafézinho!