Bindercast

Menor mercado viável

No capítulo oito, Seth Godin aprofunda sobre o conceito de Menor Mercado Viável e como podemos trazer isso para a sua realidade.

Três grandes ideias desta live:

1. Efeitos de Rede. A ideia de Efeito de Rede é fazer sua mensagem se espalhar organicamente nas redes de relacionamento. Esse efeito acaba sendo essencial para construir a sua audiência em um Menor Mercado Viável. Um ótimo exemplo é o caso do Fax que sem uma campanha publicitária forte, conseguiu uma distribuição notável por conta da recomendação, já que ele é melhor utilizado quando o outro também utiliza.

Loop do Efeito de Rede:

  1. Alguém recebe uma indicação
  2. Essa pessoa aceita e gosta do produto
  3. Começa a recomendar para os amigos

2. Não esperar por milagre. Você não cria um produto e espera que ele cresça milagrosamente. É preciso desenvolvê-lo de maneira viral, em suas características intrínsecas.

3. As perguntas mais difíceis de ouvir: Quantas pessoas fora do seu ciclo social usam o que você vende todos os dias? Qual a frequência que essas pessoas enviam feedback sobre o produto? Quantas pessoas estão insistindo para seus amigos também comprarem o produto? As pessoas se amam mais por amar o seu produto? As pessoas sentirão falta se você for embora? Se você não é sucedido no seu grupo próximo, por quê será quando seu público for maior?

menor mercado viável
Crédito: Skitterphoto

[#Bindercast 009]

Leia:  Posicionamento com empatia