Bindercast

Como criar um bom plano de marketing

This is Marketing é um livro suficiente para criarmos um bom plano de marketing e executá-lo, deixando de lado o perfeccionismo.

Seth, nos últimos capítulos, faz uma análise da Tesla, do Elon Musk, como uma empresa que utilizou adequadamente o conceito de marketing descrito no livro. Essa empresa tinha um enorme desafio: atuar em um mercado altamente concorrido e de marcas consolidadas.

O primeiro ato da Tesla foi contar uma história que “quebrasse” o carro dos early adopters (usuários de carros de luxo, velozes ou caros) que eles estavam mirando.

Esse “quebrar” foi fazer os carros que esse grupo tinha na garagem não ser mais divertido, através de uma narrativa diferente e um propósito não-usual.

A tensão foi criada, e a forma de aliviar essa tensão era comprando um Tesla. Nenhum deles precisava de um carro novo, porém, ao contar uma história eles mudaram a narrativa que os early adopters contam a si mesmos. Elon Musk foi ao extremo do gráfico XY, focando em: Velocidade, Segurança e Eficiência.

plano de marketing
Crédito: Christina Morillo

[#Bindercast 024]

Leia:  Evitando doenças e lesões