in ,

Piscinas biológicas usam plantas no lugar do cloro para manter a água limpa

Não são poucas as vezes em que, na rotina estressante do nosso dia a dia, desejamos entrar em contato com a natureza para relaxar um pouco e recarregar as energias.

Mas como nem sempre é possível se deslocar para chegar a uma praia, um riacho ou uma cachoeira, nós represamos as águas em forma de piscinas e precisamos adicionar elementos químicos para manter aquela considerável quantidade de água limpa por mais tempo.

No entanto, o cloro que é utilizado nas piscinas convencionais pode causar reações alérgicas nos nossos olhos, além de ressecar pele e cabelos – embora ainda seja um grande trunfo para manter as piscinas livres de bactérias, fungos e mosquitos da dengue, por exemplo.

Pensando em uma maneira de tornar essa nossa experiência artificial mais natural e sustentável, foram criadas as piscinas biológicas.

O que são piscinas biológicas?

01

O conceito desse tipo de piscina, também conhecida como biopiscina consiste em, basicamente, substituir as substâncias químicas por plantas aquáticas.

07

A ideia parece simples, mas não se trata simplesmente de jogar as plantas ali.

Para que elas se transformem em um sistema de filtragem útil é preciso escavar de 10 a 15 metros o terreno onde será colocada a piscina, impermeabilizá-la com uma tela de proteção (que, ao final, ficará invisível aos usuários) e dividi-la em duas partes: área de natação e área de plantas, para os banhistas não se enroscarem nas plantas.

02

Mas de que forma as plantas são capazes de realizar o trabalho antes atribuído aos químicos?


Recomendamos para você:

Letícia Flores

Written by Letícia Flores

Letícia, do latim "alegria". Redatora, professora e inventadora. Escreve e dá aulas de italiano por paixão; produz conteúdo por profissão. Que sorte a desta menina, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Taxista leva velhinha à casa de repouso e este encontro mudou sua vida para sempre

Fotos de mulheres nuas como você nunca viu: este ensaio não objetifica