Alma

Como descobrir sua Jornada do Herói e seguir a história da sua vida

Sobre a Jornada do Herói, Joseph Campbell escreveu:

“A grande questão é saber se você será capaz de dizer um sincero sim à sua aventura.” — O Herói com Mil Faces

O autor entendeu que para começar no caminho da Jornada do Herói você deve seguir seu coração.

No mundo sofisticado e científico de hoje, esse conselho parece heresia e peculiar. Porém, é possivelmente a informação mais importante que você provavelmente ouvirá.

A Jornada do Herói, contada por Campbell, está respondendo ao chamado da aventura. Todo mundo, em algum momento de sua vida, sente uma vocação por aventura.

Esse chamado vem de dentro; é a sua intuição.

como seguir jornada do herói

A resposta para seguir sua Jornada do Herói está em sua intuição. Crédito: Tyler Lastovich | Pexels

Não é algo que se apresentará com informações escritas e fatos que o convencerão a empreender o desafio. Em vez disso, será uma sensação estranha dentro de você, guiando-o em direção a uma decisão específica.

Esta decisão escolhida é muitas vezes ilógica, pode até ser impensável, mas não importa quão fácil seja pensar que você está longe do chamado, ele ainda estará dentro de você.

O chamado para a aventura é:

“Uma floresta, um reino subterrâneo, sob as ondas, ou acima do céu, uma ilha secreta, um alto cume de montanha ou um profundo estado de sonho; mas é sempre um lugar de seres estranhamente fluidos e polimorfos, tormentos inimagináveis, feitos super humanos e deleite impossível. O herói pode sair de sua própria vontade para realizar a aventura, como fez Teseu quando chegou à cidade de seu pai, Atenas, e ouviu a horrível história do Minotauro; ou ele pode ser levado ou enviado para fora por algum agente benigno ou maligno, como Odisseu, conduzido pelos ventos de Poseidon no Mediterrâneo. A aventura pode começar como um mero erro, ou, ainda, novamente, pode-se estar apenas andando casualmente quando algum fenômeno passageiro atrai o olhar errante e o leva para longe dos caminhos frequentes do homem. Exemplos podem ser multiplicados, ad infinitum”

É preciso coragem para sair da sua mente e entrar no seu corpo.

A educação na Grã-Bretanha ensina às crianças o que pensar e não como pensar. As mentes das pessoas ficaram super estimuladas com informações e opiniões que não lhes pertencem.

Essa informação é fria e sem vida e não pode produzir a criatividade que desejamos. Porque é pelas sensações com as quais experimentamos o mundo, o corpo, quente e vivo, deve ser a nossa luz orientadora na decisão de nossas ações.

“Siga sua felicidade e o universo abrirá portas onde havia apenas paredes.”

A maioria das pessoas nunca atende ao chamado da aventura. É muito difícil, muito assustador e muito desconfortável.

O futuro herói se recusa a aceitar o chamado por causa disso. A incerteza da jornada ataca a insegurança, o medo e a obrigação do herói.

passos jornada do herói

Os 12 passos da Jornada do Herói. Crédito: Leelah.

No entanto, Campbell argumenta que você nunca pode estar em paz consigo mesmo, se você não atender o chamado para a aventura. Em vez disso, ele declara que você só pode acumular ressentimento sabendo que perdeu a oportunidade de buscar seu propósito. Você apenas vive a vida em que pode criar novos problemas para si mesmo.

“Se você seguir sua bem-aventurança, você se coloca em um tipo de trilha que esteve ao seu lado o tempo todo, esperando por você, e a vida que você deveria estar vivendo é aquela que você está vivendo. Siga sua felicidade e não tenha medo, e as portas se abrirão onde você não sabia que elas se abririam.”

Seguindo o conselho de outra pessoa, você também segue seus passos, negando a si mesmo a chance de colocar seu pé em frente e criar seu próprio caminho. Campbell escreve que viver a vida sabendo que você tem sido fiel a si mesmo é a única maneira de estar verdadeiramente em paz.

Leia:  Os signos do zodíaco classificados dos mais confiantes aos mais inseguros

A Jornada do Herói é um caminho de teste a ser seguido.

É preciso superar o medo e atravessar o limiar para o mundo desconhecido. Muitas vezes, algo tentará impedir que você cruze o limite. Isso pode ser família, amigos ou responsabilidades. Você tem que superar isso se quiser continuar a jornada.

Depois de experimentar o mundo desconhecido, você se encontra no Ventre da Baleia, onde é absorvido pelo desconhecido.

É aqui que você se afasta do mundo conhecido e busca dentro de si mesmo. É um ponto sem retorno para você ter aceitado seu futuro.

ventre da baleia na jornada do herói

A celebração da escolha cega. Não há garantias de sucesso ou fracasso. Crédito: Quadrinheiros.

Você está ciente dos perigos misteriosos, mas eles não possuem mais você como antes. Há uma vontade de mudar, de seguir o seu coração e você reconheceu o perigo como um mero fato que você não pode controlar.

O herói deve agora superar uma série de provações e tribulações. Esses testes exigirão paciência e resistência mental.

Essas batalhas visam os medos, preocupações ou dúvidas do herói. A crença em si mesmo e a confiança na sua intuição permitirão que você avance.

Após cada tentativa, o herói ganha novo conhecimento e sabedoria para prepará-lo para o próximo julgamento. Eventualmente, depois de muitos anos difíceis, o herói conseguirá atingir o que o fez começar a jornada.

No entanto, a jornada não está terminada, pois o herói deve retornar ao mundo original e compartilhar o que ele experimentou.

Para a maioria das pessoas, seu propósito não será mudar o mundo de uma forma ou de outra. Será qualquer que seja o fogo que os direcione. Seja para se tornar um construtor, um pintor ou um funcionário do banco, o coração guiará todos para o que quer que seja. Para a maioria das pessoas, seu propósito será compartilhar amor, compaixão e entusiasmo com o mundo em geral.

Não é para a sociedade julgar a jornada de um homem, mas, antes, é para o próprio homem levar uma vida plena e se tornar o homem ou a mulher que deveria ser.

A Jornada do Herói é um conceito interessante.

A cultura popular usou o ciclo da Jornada do Herói como estrutura para muitos livros e filmes. George Lucas baseou sua série Star Wars no livro de Campbell.

Isso ocorre porque a Jornada do Herói gera histórias especiais e fascinantes. As alegrias e as lutas pelas quais o herói deve passar são exclusivas do indivíduo. Não há dois corações iguais e, portanto, não há duas jornadas iguais.

Existem muitas versões da Jornada do Herói e até mesmo a versão de Campbell é ampla e aberta à interpretação. No entanto, acho que todo mundo pode pegar algo de suas palavras e usá-lo para navegar por um ótimo caminho para si.

A mensagem principal é seguir sua intuição, pois isso o levará a uma jornada grande e incerta. Abrace o desconhecido em vez de temê-lo.

“Devemos deixar de lado a vida que planejamos, de modo a aceitar o que está esperando por nós.”

___

Este texto foi publicado originalmente no Medium, por Harry J. Stead. Tradução feita por Awebic. Saiba mais sobre o trabalho de Stead em seu site.